sábado, 27 de Abril de 2024  09:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


EXPOSIÇÕES

imprimir resumo

Fotografia de José Maria Pimentel “À Flor da Água”

Fotografia de José Maria Pimentel “À Flor da Água”


de 22 de Julho a 29 de Outubro pelas 21h30/ ano 2010

Cais da Fonte Nova, junto ao Hotel Meliá


“À Flor da Água” é uma mostra de imagens da autoria de José Maria Pimentel e design de Sara Silva Biaia que irão estar 17 fotografias de grandes dimensões expostas no Canal Central da Ria de Aveiro, desde a Ponte de São João
até ao Cais da Fonte Nova, algumas na água e outras em edifícios e pontes junto ao canal. Até 29 de Outubro, a Ria de Aveiro estará embelezada com esta exposição original e única.

Todas as impressões e colocação das imagens estão a cargo da empresa Via Publicitária que vai utilizar as mais modernas técnicas de impressão digital sobre vinil, telas e tecidos de alta resistência e durabilidade, bem como tintas não poluentes.

Sara Silva Biaia é Directora Criativa/ Atelier de Decoração de Interiores- loja com amor- Aveiro e Directora Criativa/ Atelier de Decoração de Interiores loja lisboa com amor- Lisboa.

Segundo o autor, José Maria Pimentel, “a presença envolvente da água fascina-me. Em toda a sua imensidão, em tudo o que atrai, abriga, produz, condiciona, faz sonhar. Na luz em particular. Mar, Ria, Canais da cidade” e refere mesmo que “Aveiro e os Aveirenses, têm a água “à flor da pele”.”

As imagens serão apresentadas de uma forma pouco habitual, revestindo espaços urbanos que normalmente não são utilizados com essa intenção, ou mesmo tendo a água como suporte. As fotos não têm a pretensão de tratar um tema tão vasto no seu todo, mas apenas fazer-vos sentir a presença, a beleza e a força da água. “A água é vida, e como da vida, dela devemos cuidar” destaca José Maria Pimentel.

Poderá considerar-se que o percurso da exposição tem início na “Ponte de São João” com uma imagem de um imenso bando de gaivotas. A escolha da imagem relaciona-se de alguma forma, com o desenho em forma de asa da própria ponte. Seguem-se, na Ponte Praça, imagens de uma regata de barcos moliceiros, em que a presença e a força do elemento assumem destaque. Em frente, no edifício da antiga Capitania, uma enorme onda de mar parece rolar sobre este pela colocação sobre o frontal da cobertura. Junto à água surge a imagem de um pássaro em voo. Simboliza a muita fauna que podemos observar na região, mas também o sonho, o sentimento de liberdade. As últimas imagens encontram-se colocadas sobre a água, no lago junto ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, como se estivessem nas antigas tinas de revelador fotográfico. São como um “puzzle” de diferentes visões da região representando trabalho, economia, lazer, beleza, passado. Destaca-se, neste conjunto, a imagem do resplendor de Santa Joana, padroeira da cidade, que surge como mergulhando nas águas.

José Maria Pimentel nasceu em Coja-Arganil, é fotógrafo Freelancer, pintor e escultor. Estudou fotografia na “École de Photo CE3P” em Ivry s/ Seine – França. Ganhou alguns prémios. Entre eles duas menções honrosas do prémio VISÃO, 2002 e 2003. Em 2000 deu a volta ao mundo como navegador e fotógrafo num rally para clássicos - “Around the World in 80 Days”. É autor dos livros: “Monsenhor Nunes Pereira - O Percurso de uma Vida”, “Coimbra Fora d’ Horas” e “Imagens que os vinhos Dão”. Expôs em Portugal, Espanha, França e Suíça. Representado na colecção de fotografia da sociedade de advogados PLMJ e organiza e dirige regularmente workshops de fotografia.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®